Como aplicar 3 estratégias de marketing em RH
Apesar de muitas pessoas não saberem, atualmente, é possível adotar algumas estratégias da área de marketing para as gestões de RH.
Isso porque, essas ferramentas, são capazes não só de gerar um melhor relacionamento com seus funcionários, como também podem atrair candidatos com o perfil desejado para vagas da companhia.
Com isso, sistemas desenvolvidos para atrair novos clientes ou entender melhor o perfil do consumidor, como o crm online grátis, podem ter muitas facetas e servirem também para melhorar seu quadro de funcionários, de forma a entender melhor os perfis de seus colaboradores.
Vale lembrar que o relacionamento com seu público interno é tão importante quanto uma relação criada com o público externo, que nada mais são seus consumidores.
Isso porque, sem o engajamento dos funcionários e sua devoção pela eficiência, não é possível entregar de fato bons produtos, serviços ou atendimento ao clientes.
Entendendo esse contexto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre as possíveis ferramentas de marketing que podem servir para estratégias do RH, como o crm grátis, e entenda a importância de ter uma boa gestão de recursos humanos em sua companhia.
O que é o marketing do RH
Apesar de serem áreas diferentes, com objetivos diferentes e serem vistos de forma isoladas, o mercado descobriu que a integração dessas áreas se mostrou muito benéfica e eficaz,
Isso porque, as estratégias das duas áreas trata-se de meios de se trabalhar com humanos e suas características.
Dessa forma, foi se percebendo cada vez mais que, assim como é possível atrair novos clientes através do pipeline de vendas, seria possível atrair candidatos para vagas internas de acordo com o perfil desejado, de forma a diminuir a rotatividade de funcionários, por exemplo.
Sendo assim, cada vez mais essas duas áreas vêm se conectando e os profissionais e gestores do RH vem estudando e trabalhando as principais estratégias do marketing para refinar o time de colaboradores.
Além disso, tentam entender cada vez melhor o perfil de cada um para criar um relacionamento potente entre a companhia e seus funcionários.
Portanto, a importância de usar estratégias de marketing como o crm se dá uma vez que através dessa ação é possível conseguir benefícios, como por exemplo:
- Captação de candidatos adequados;
- Uso de indicadores no processo;
- Diminuição da rotatividade de funcionários;
- Economias no processo seletivo.
Confira as táticas avançadas de marketing no RH
Uma vez que foi possível entender a importância dos do uso das ferramentas do marketing, como por exemplo o controle de leads, para beneficiar a gestão de recursos humanos e melhorar o sistema para contratação de novos funcionários, confira a seguir algumas das principais táticas do RH utilizando ferramentas do marketing na prática.
- Trabalhe a página de carreiras da empresa
Uma página de carreiras de qualquer companhia não deve servir apenas como um mural de oportunidades, propostas ou vagas, como qualquer outro mural.
Isso porque, ele será a porta de entrada ou o cartão de visitas da companhia para o candidato e a área de seleção da empresa.
Dessa forma, essa parte de seu site deve ser trabalhada para que seja encontrada facilmente em buscadores como o Google.
Para isso, é possível usar estratégias e ferramentas de otimização como o SEO, para que seu site tenha um bom rankeamento e os melhores candidatos possam encontrar suas propostas.
- Segmente os candidatos
Assim como nas estratégias de marketing digital que segmentam o público-alvo para que seja possível fazer um direcionamento de conteúdo, para que anúncios pagos cheguem ao seu público, é possível trazer isso para o RH através do estudo e definição do perfil de seus colaboradores ou do tipo que você quer chamar para a sua empresa.
Portanto, a segmentação pode se dar a partir de características, como:
- Faixa etária;
- Localização;
- Grau de instrução;
- Especialização e etc.
- Aposte nas redes sociais
Por último, mas não menos importante, é preciso olhar para as redes sociais da empresa, para que estas sejam um canal eficiente de comunicação e propagar os seus valores e missão, funcionando como um painel dinâmico das propostas da organização.
Dessa forma, é necessário também avaliar que essas plataformas podem ter um alcance maior, graças ao compartilhamento de posts com vagas em aberto, aumentando as chances de encontrar o profissional ideal, sendo uma melhor estratégia do que outro tipo de divulgação, por exemplo.
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