Como criar e implementar uma avaliação de desempenho na sua empresa?
A avaliação de desempenho é um mecanismo que contribui para o desenvolvimento do negócio. Descubra como criar e implementar
A avaliação de desempenho é um mecanismo de análise de performance utilizado pelas empresas em processos de gestão de pessoas. Analisar o desempenho possibilita premiar os profissionais que se destacam e orientar aqueles que não estão desempenhando conforme o esperado.
Muitas empresas têm desenvolvido estratégias de avaliação de desempenho. Para criar e implementar essas avaliações, os gestores devem estar atentos às práticas alinhadas à política do negócio.
Informe toda a equipe
Antes de começar a planejar o desenvolvimento e a implementação da avaliação de desempenho, é recomendado informar toda a equipe. Isso mesmo, antecipar a informação é uma maneira de estabelecer uma comunicação mais ampla com os seus colaboradores.
Assim, você realiza uma conversa inicial na qual informa a intenção de implementar uma avaliação de desempenho e abre um espaço para sugestões dos próprios funcionários.
Esse momento de diálogo inicial contribui para o fortalecimento da relação entre empresa e colaborador, demonstrando a existência de interesse no crescimento do seu time.
Quando os gestores não informam sua equipe a respeito dos motivos pelos quais escolheram a avaliação de desempenho, a mensagem pode ser recebida de uma maneira negativa. Em alguns casos, o colaborador pode interpretar o mecanismo como uma forma de observação, e não uma ferramenta de crescimento — que é o seu objetivo real.
Crie um plano de comunicação
A fim de informar a sua equipe a respeito da implementação da avaliação de desempenho, é possível criar um plano de comunicação. Esse plano vai ajudar o gestor a organizar e a formatar a ideia de como a notícia será transmitida.
A dica é explicar os benefícios do processo, demonstrar a sua importância — tanto para os funcionários como para a empresa — e como ele vai agregar em relação à qualificação, assim como ao desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.
Defina as métricas e os indicadores que serão utilizados
Depois de informar a sua equipe a respeito da implementação da avaliação de desempenho, é chegada a hora de criar a avaliação. Lembre-se de que você abriu espaço para que os colaboradores dessem suas sugestões, aqui, essas sugestões serão analisadas.
Uma dica fundamental na hora de desenvolver a avaliação de desempenho é ter clareza em relação às regras. Você precisa criar uma avaliação que tenha métricas objetivas/precisas.
Para ajudar a desenvolver a avaliação, estabeleça quais são os seus objetivos. A partir deles, fica mais fácil criar as perguntas aplicadas para coletar as informações.
Lembre-se, ainda, de que os indicadores devem ser de fácil verificação. Isso vai contribuir para que os colaboradores possam observar seu desenvolvimento e se dedicar mais no processo de atingir as metas criadas.
Algumas métricas utilizadas pelas empresas incluem: análise de produtividade, tempo de resposta, satisfação do cliente e taxa de conversão.
Estabeleça os calendários de avaliação
As avaliações de desempenho devem ser feitas com recorrência com o intuito de observar a evolução do colaborador. Dessa forma, estabeleça um calendário de avaliação.
A frequência vai depender dos seus objetivos e das características da empresa. Enquanto alguns negócios podem realizar, tranquilamente, avaliações mensais, outros precisam de um lapso de tempo maior: trimestres ou semestres. Analise o que faz mais sentido no contexto do seu negócio.
Monitore, avalie e revise continuamente
Por fim, um sistema de avaliação de desempenho eficiente demanda monitoramento constante. Ele é um mecanismo de desenvolvimento, por isso o gestor precisa manter um fluxo de análises, feedbacks e revisões.
O calendário vai ajudar muito a organizar essas análises. Além dele, esteja atento à necessidade de realizar mudanças na avaliação sempre que for necessário. Por exemplo, mudanças de mercado e concorrência podem impactar critérios de avaliação de desempenho dos colaboradores.
Avalie com atenção todas as particularidades do seu negócio, crie um sistema alinhado à realidade da sua empresa e ao contexto de mercado em que ela está inserida. Mantenha uma rotina de revisão do plano e adapte sempre que houver qualquer tipo de mudança.
A avaliação de desempenho ajuda o gestor a conhecer mais a respeito da sua equipe, bem como contribui para que os colaboradores se autoavaliem e possam estabelecer estratégias de autodesenvolvimento.