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Arte de encantar os clientes: Como trabalhar?

Todo empreendedor ouve que precisa encantar clientes se quiser atingir o sucesso do negócio. Isso porque atender às necessidades do público é um dos ingredientes principais para o crescimento da marca.

No entanto, as empresas precisam pensar em como o cliente quer comprar, além de criar maneiras de facilitar o processo de compra. Para ajudar nesse sentido, existe o funil de vendas, um método muito usado atualmente.

Por meio desse recurso, é possível compreender a jornada do cliente desde o primeiro contato dele com a marca até o pós-venda, ou seja, todas as etapas são trabalhadas para proporcionar a melhor experiência, do início ao fim.

O funil de vendas é uma maneira inovadora e prática de orientar o cliente durante toda a jornada que ele vivencia. É um modelo estratégico que mostra todas as etapas percorridas, até o fechamento da compra.

Para ser colocado em prática, o funil depende de um processo de 4 fases, sendo atração, consideração, decisão e fidelização, e é isso o que ajuda a encantar o cliente.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar como o funil de vendas ajuda a encantar o cliente, além de dar algumas dicas para encantar o público do seu negócio.

Como o funil de vendas encanta o cliente

O funil de vendas é todo trabalhado com conteúdos correspondentes às etapas onde os leads se encontram. Ele é dividido em três etapas, e a primeira é o topo do funil, onde estão os usuários que acabaram de descobrir um problema.

Na segunda etapa, o meio de funil, estão aqueles que já sabem do problema e passam a considerar uma solução. Por fim, na terceira etapa, estão aqueles que já consideram a compra para resolver o problema.

Para trabalhar cada uma dessas etapas, um centro veterinário com gastroenterologia investe em marketing de conteúdo.

Ele ajuda a engajar o público-alvo, faz crescer a rede de clientes e encanta os consumidores por meio de conteúdos ricos e valiosos, que atraem, envolvem e geram valor para os usuários.

Ao longo do tempo, esses materiais criam uma percepção positiva para a marca, resultando no aumento das vendas, mesmo que este não seja o objetivo principal. Os materiais podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Imagens;
  • Áudio.

Aliás, o marketing de conteúdo é indicado para qualquer tipo de empresa, e os prestadores de serviços costumam se beneficiar muito porque podem fornecer informações e curiosidades sobre suas soluções.

A marca conversa com seu potencial cliente e isso acaba encantando a audiência, que tem acesso a informações de seu interesse e pode debater com a companhia sobre os assuntos abordados.

Mas, ao investir em marketing de conteúdo para o funil de vendas, uma empresa de aluguel para atendimento deve direcionar os materiais para seu público, trabalhando informações relevantes e compatíveis com as necessidades das pessoas.

O funil de vendas consegue encantar o público com essa estratégia porque a companhia também usa um tom de voz adequado e que combina com o tipo de público.

É crucial encantar o cliente no momento da consideração da compra, mostrando para as pessoas que seu produto ou serviço pode melhorar a vida delas, atender suas necessidades e solucionar seus problemas.

É dessa forma que a audiência vai ver o valor do negócio, principalmente se a marca fizer parcerias e patrocínios que exponham suas ofertas como algo essencial na vida dos consumidores.

Quando o cliente está maduro para comprar, também é fundamental que os vendedores estejam devidamente treinados para atender as pessoas da melhor forma e proporcionar uma excelente experiência.

Contudo, a organização não deve pensar apenas nos clientes novos, mas também trabalhar a última etapa do funil de vendas para fidelizar quem já compra com ela.

Para fazer isso, uma empresa de salgados para festa de casamento pode oferecer alguns brindes aos clientes antigos, distribuir amostras grátis, entre outras possibilidades.

A fase de consideração da compra é fundamental para encantar o consumidor e atraí-lo para o produto, por meio de testes e amostras que expõem claramente o valor da solução.

Embora o funil de vendas ajude a encantar os clientes, a empresa precisa investir em estratégias focadas totalmente nesse objetivo, e existem várias formas de conseguir isso, como ficará claro adiante.

Dicas para encantar clientes

O mercado está cada vez mais competitivo e, por essa razão, é muito importante investir em estratégias para encantar os clientes.

O objetivo é fazer com que o consumidor tenha uma boa experiência de compra, que faça com que ele volte outras vezes para comprar o que precisa, além de falar sobre a organização com outras pessoas de seu círculo social.

Por meio dessas práticas, uma empresa de lavagem a seco de colchão consegue criar um vínculo com os clientes e fortalecer sua presença na vida deles.

Só que para investir nessas estratégias, primeiro é necessário entender o público e o que o seu negócio pode fazer para atender suas necessidades.

Não é fácil encantar as pessoas e fazê-las se apaixonar por uma marca, mas existem algumas estratégias que ajudam nesse sentido. São elas:

1. Cuidar do espaço físico

O cliente precisa se sentir bem desde o primeiro contato com a sua empresa. Ou seja, se a marca possui uma sala de espera deve pensar em como melhorar esse espaço, mantendo-o sempre limpo, bem decorado, confortável e climatizado.

Outro ponto essencial é oferecer opções de leitura, acesso à internet e televisão, além de oferecer água, café ou chá. Isso deixa qualquer pessoa à vontade e torna o momento da espera menos estressante e ocioso.

2. Criar conteúdos relevantes

Quando uma pessoa precisa de qualquer coisa, como dicas para melhorar o espaço de trabalho compartilhado, rapidamente faz uma pesquisa no Google. As empresas já perceberam isso e começaram a investir em marketing de conteúdo.

Esses materiais ajudam a encantar os clientes e aumentam a base de seguidores engajados. Os conteúdos podem ser divulgados por meio de diferentes canais, como o blog, site institucional, e-mail marketing e redes sociais.

Assim, uma loja de roupas pode conquistar mais engajamento por parte do público publicando fotos no Instagram, com dicas de moda usando suas próprias peças.

Já uma rede de supermercados pode criar um blog para dar dicas de alimentação saudável, explicar um pouco mais sobre os alimentos, dentre outras possibilidades.

3. Fazer o cliente se sentir único

Os consumidores querem se sentir únicos e especiais para a marca, e uma maneira de cultivar esse sentimento dentro deles é criando ações de relacionamento.

Uma empresa de limpeza de condomínio pode usar seu banco de dados para enviar mensagens de felicitações pelo aniversário e outras datas especiais ao cliente.

4. Trabalhar com o público certo

Antes de investir em qualquer tipo de estratégia de marketing digital, primeiro é necessário conhecer o seu público-alvo. A empresa precisa saber quem são os seus clientes, o que eles procuram, onde eles estão, entre outras informações do tipo.

Saber quais são as características de quem compra com você é fundamental para encantar e agradar as pessoas. É muito mais fácil convencer alguém que você já conhece do que oferecer uma solução para um desconhecido.

5. Treinar os vendedores e atendentes

Os vendedores e atendentes de uma empresa de projeto para ampliação de casas devem ser simpáticos e atenciosos. Portanto, é vital evitar frases mecânicas e tratar os consumidores de maneira humanizada.

Isso envolve chamar pelo nome, olhar nos olhos, ouvir atentamente e oferecer soluções realmente compatíveis com as necessidades deles.

As equipes mais eficientes do mundo não nasceram prontas, pelo contrário, as empresas moldaram sua forma de trabalho por meio de palestras, cursos, formações e premiações.

6. Oferecer atendimento personalizado

Atualmente, é muito importante investir em recursos tecnológicos para prestar um atendimento de qualidade e personalizado. É impossível se lembrar do nome de todos os clientes, mas a tecnologia ajuda nesse sentido e melhora o relacionamento com eles.

Logo, uma empresa de entrega expressa transportadora pode investir em uma ferramenta CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, para organizar o cadastro de quem compra, para fazer campanhas segmentadas.

Considerações finais

Antes de encerrar este texto, é fundamental lembrar que todas as estratégias para encantar os clientes precisam ser devidamente acompanhadas.

É por meio do monitoramento de resultados que a empresa descobre o que precisa melhorar e o que está trazendo os retornos esperados. É possível descobrir quem está lendo o e-mail, o tipo de conteúdo que as pessoas mais gostam, entre outras informações.

Isso vai melhorar as estratégias para encantar os clientes e eles vão enxergar o seu negócio como uma empresa valiosa, que oferece as soluções que procuram e que pensa em seu bem-estar. Qualquer consumidor fica encantado com isso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.