Notícias

Anfavea disse que a Indústria automobilística volta a crescer após 3 anos

A indústria automobilística enfim apresenta sinais de retomada após ter sido fortemente abalada pela crise econômica nos últimos anos. Nesta quinta-feira (6), a Anfavea, Associação das Fabricantes de Veículos, divulgou o balanço do 1º semestre, com números positivos para os licenciamentos, que cresceram 3,7% (primeira alta desde 2013), e para as exportações, que registraram seu maior volume de todos os tempos, com 372,6 mil unidades enviadas ao exterior.

Na produção, houve queda de 15,4% em relação a maio, porém uma alta de 15,1% na comparação com junho de 2016. No semestre, o aumento do volume nas fábricas foi de 23,3% sobre o mesmo período de 2016. Por isso mesmo, a Anfavea justifica que o mês de junho teve um dia útil a menos que maio, e que algumas montadoras liberaram funcionários em férias coletivas, num movimento de ajuste de estoques. Não há, segundo o presidente da entidade, Antonio Megale, sinais de crise neste ano na indústria.

Megale também comentou que a indústria e a economia estão caminhando independentes da política, o que vem garantindo este cenário de estabilidade e leve retomada do setor. Quando questionado sobre o ambiente político, o presidente da entidade preferiu não falar sobre os episódios de corrupção que andam agitando o cenário em Brasília, nem sobre uma possível queda do presidente da República, Michel Temer.

O que precisamos é de estabilidade. A Anfavea é uma entidade apolítica. E observamos que apesar da instabilidade política pela qual passa o País, a economia está apresentando resultados de forma independente, dando sinais de que pode caminhar ao largo desta crise. Esperamos mais 1.75 pontos percentuais de redução na taxa básica de juros na próxima reunião do Copom, trazendo a taxa para menos de 10 pp e caminhando para a expectativa de uma taxa de 8.5 pp. Então se os números do segundo semestre seguirem esta tendência, o mercado certamente apresentará evolução.

Facebook: Globo Expresso.Com
Twitter: Globo Expresso.Com