O que a sarna provoca no cachorro? Entenda como tratar
Uncategorized

O que a sarna provoca no cachorro? Entenda como tratar

Uma das doenças mais comuns entre os cachorrinhos, sem sombra de dúvidas, é a sarna de cão! Além de causar incômodo nos pets, ela também gera muita preocupação aos tutores por conta dos sintomas insistentes e por desconhecerem como ela surgiu. 

No entanto, é possível prevenir o seu desenvolvimento através de bons cuidados com o seu amiguinho. Dessa forma, ele se sente mais feliz e alegre, disposto a brincar e se divertir ao seu lado, deixando você tranquilo e despreocupado quanto à doença. Saiba como tratar, prevenir e o que ela pode provocar ao seu amiguinho em nosso texto!

Como o cachorro pega sarna?

A sarna é transmitida no momento que seu cachorrinho entra em contato com outros cães que vivem na rua e sofrem da mesma doença. Isto, geralmente, ocorre quando ele tem o hábito de sair e passear em locais já contaminados e impróprios ao bem-estar dele.

O estresse e a ansiedade são dois dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de sarna. Troca de ração inesperada ou brinquedos que não passam por limpeza, bem como falta de higienização da caminha e seus demais pertences também são fatores que propiciam o aparecimento do parasita. 

Tipos de sarna de cão

Há três tipos de sarna de cão, e cada uma funciona de maneiras diferentes – porém, são igualmente graves, caso não tratadas adequadamente. Por isso, é importante você ter atenção quanto a elas, que são:

  • Sarna Demodécica,  transmitida de mãe para filhote ou se a imunidade do cachorro estiver muito baixa;
  • Sarna Sarcóptica, ocasionada pelo ácaro Sarcoptes scabiei e é um dos principais causadores da doença;
  • Sarna Otodécica, que afeta os ouvidos do cãozinho e tem como responsável o ácaro Otodectes cynotis. Se não tratado, pode se transformar em infecção.

No caso da demodécica, o parasita apenas aparece quando o cãozinho se sente muito estressado pois está com o sistema imune enfraquecido. A partir deste problema, o ácaro Demodex canis se prolifera e pode aparecer como manchas em áreas como a cabeça e nas patas.

O que a sarna provoca no cachorro?

Os sintomas são similares entre as doenças e são facilmente notórios, pois ocorrem sempre na pele do cachorro e causam muita coceira. Dentre os mais comuns, podemos mencionar como principais sintomas:

  • Vermelhidão;
  • Crostas na pele;
  • Queda da pelagem;
  • Inflamações acompanhadas de pus;
  • Lesões;
  • Hiperpigmentação, em que a pele fica escura;
  • Diminuição do peso;
  • Odor desagradável;
  • Apatia;
  • Pele muito áspera.

Caso você note qualquer um dos sintomas, converse imediatamente com um veterinário experiente para obter o diagnóstico adequado. Com o sistema imune muito baixo, o cachorrinho pode desenvolver infecções como a CDV e apenas com o remédio para cinomose da DrogaVET que é possível tratar desta e outras doenças, como a sarna.

Como tratar a sarna de cão?

A única maneira segura de tratar a sarna de cão é conversando com um especialista em saúde animal. Com a receita em mãos, você solicita à DrogaVET a produção de manipulados adequados ao que seu amigo precisa e consegue cuidar dele através de “petiscos” em formatos variados e saborosos.

Além disso, é indispensável você manter o cãozinho seguro dentro de casa e longe de outros bichinhos. Limpe diariamente o chão, a caminha, comedouros e bebedouros para impedir que os ácaros permaneçam vivos.

Como prevenir a sarna em cachorros?

Para prevenir a escabiose ou a sarna negra, é fundamental você proibir que seu cachorro saia para dar passeios na rua. Além de ser um ambiente muito perigoso, ele pode ser contaminado por outros animais com o mínimo de contato.

É importante que o ambiente esteja sempre higienizado, com água fresca e comida nova, bem como brinquedos limpos, para prevenir que os cães fiquem nervosos e desenvolvam a sarna. 

Sarna de cão pega em humanos?

Apenas a sarna sarcóptica pega nos humanos e é uma zoonose bem comum. Portanto, esteja atento a qualquer um dos sintomas que a DrogaVET apresentou, pois, é através deles que você ajuda seu amigo e não adoece.

De acordo com o Governo Federal, a escabiose atinge as partes íntimas dos homens, e causa lesões endurecidas que coçam excessivamente. Nas mulheres, os mamilos são afetados, podendo apresentar dores e coceiras intensas.

Cuidar do seu cachorrinho evita que a escabiose ou sarna negra se desenvolvam, principalmente por ele estar em um ambiente seguro e confortável. Mas, se acontecer uma possível contaminação pelo parasita, a DrogaVET tem a solução adequada para tratar do seu amigo com muito carinho e do jeito que ele merece.