Como curar o refluxo ácido naturalmente
Saúde

Como curar o refluxo ácido naturalmente

Muitas vezes o refluxo ácido pode ser tratado com algumas medicações, porém, em casos específicos, não é o suficiente para resolver de fato este problema que afeta diversas pessoas, principalmente entre jovens adultos e pessoas de meia idade.

Portanto, é imprescindível que você faça um acompanhamento mais profundo para chegar a raiz do problema e resolver de fato o refluxo que está atrapalhando sua qualidade de vida.

Você pode buscar formas naturais para se tratar, afinal, em grande parte dos casos, o refluxo está ligado a má alimentação somado a hábitos ruins e nada saudáveis que afetam diretamente o estômago, além disso, também podem estar ligados a problemas emocionais que acabam por refletir no seu corpo.

Se você está tentando melhorar o refluxo ácido de forma natural, aqui estão 5 dicas básicas (mas efetivas) que podem te ajudar a se livrar desse desconforto.

1. Escute seu corpo

A primeira coisa é limitar algumas coisas que são conhecidas por causar refluxo ácido: molhos vermelhos, vinho e chocolate. Médicos apontam essas três coisas inicialmente como principais causas comuns do refluxo ácido.

Basicamente, se você sente que algo causa o seu refluxo ácido,fique longe disso. Se não,inclua de forma sensata de volta na dieta. Aos poucos você pode ir voltando a comer chocolate, molhos vermelhos e vinho ocasionalmente sem problemas.

2. Mude sua dieta

Fiz um grande esforço para comer mais alimentos integrais. Como coach de saúde, meu melhor conselho nutricional para a cura é manter alimentos integrais e cozinhar em casa. Também comecei a ler os rótulos dos alimentos embalados.

Na época, eu teria lido os ingredientes e procurado todos os produtos naturais, o que é bom, mas poderia ter sido melhor. Agora procuro produtos orgânicos com ingredientes muito simples e de preferência sem adição de açúcar.

Você pode optar também por adicionar na sua dieta alguns óleos vegetais, óleos essenciais na mudança para uma dieta mais saudável e limpa para que você cure seu refluxo de forma natural, sem prejudicar suas opções de alimento no processo.

3. Corte o álcool

Em casa e fora da faculdade, minha bebida despencou. Sair e beber todo fim de semana por meses obviamente afeta seu corpo. Então aproveitei que estava em casa no verão e fiz uma pausa.

Eu ainda congelei moderadamente, mas fiz isso com muito menos frequência e com muito mais atenção. Se eu quisesse beber, eu só teria um. Se eu não quisesse beber, não teria nada.

4. Beba muita água sempre

Nessa época eu estava trabalhando em tempo integral como salva-vidas ao ar livre e quatro milhas quatro ou cinco dias por semana. Sempre precisei me hidratar. Então eu levei um galão de água comigo e sempre tive uma garrafa de água de 32 onças na minha mão.

Eu me certifiquei de beber 128 onças de água todos os dias que eu treinava e/ou saía para correr. Em dias menos exigentes, eu bebia metade do meu peso corporal em onças.

5. Corte o açúcar e os alimentos embalados

Cortar alimentos embalados e adicionar açúcar com produtos orgânicos simplesmente escolhendo alimentos integrais em vez de qualquer outra coisa. Preparei toda a comida em casa e embalei o almoço e os lanches para levar para o trabalho todos os dias.

Alimentos embalados geralmente não têm muito açúcar, mas também podem ser feitos com aditivos, conservantes e gorduras não saudáveis. Sempre leia o rótulo dos alimentos embalados e escolha alimentos integrais orgânicos sempre que possível.

No final, limpar a dieta e ouvir seu  corpo me ajudou a abandonar o remédio OTC que me disseram para tomar todos os dias para controlar o refluxo ácido. Mas a coisa mais importante é aprender a ter um desejo profundo de chegar à raiz do problema e curar naturalmente é a ferramenta mais poderosa. 

Sem isso, tudo o que fazer teria parecido impossível ou inconveniente. As ações são importantes e realmente necessárias, mas para que sejam de longo prazo e levem à cura, precisam ser estimuladas por algo instável.