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Como usar as relações públicas para melhorar a visibilidade de sua marca

Saiba como usar as relações públicas para melhorar a visibilidade de sua marca, através de algumas dicas essenciais que daremos aqui neste artigo.

Os clientes, com certeza, vão falar sobre sua marca. E quer você goste ou não, por meio de plataformas como mídia social, sites de avaliação online, comentários em blogs e fóruns da comunidade, sua marca causa uma impressão.

O conteúdo sobre sua marca pode aparecer em tantos lugares online que pode ser muito difícil monitorar as conversas e realmente saber o que está sendo dito. Por causa disso, mais empresas estão investindo na assessoria de imprensa digital.

Através da assessoria de imprensa, você pode monitorar e se envolver em atividades para entender e melhorar a impressão pública geral que uma empresa tem online. Em outras palavras, são relações públicas para a internet.

Regra nº 1 de gerenciamento de reputação online: Esteja onde seus clientes estão

O perigo número um para obter uma boa reputação online, é quando as empresas não estão presentes onde seus clientes estão interagindo. A maioria das marcas agora sabe que precisa ser ativa nas redes sociais. Na verdade, alguns se tornaram tão bons em lidar com as dúvidas e preocupações dos clientes por meio da mídia social que esse é seu método preferido de comunicação.

No entanto, a mídia social é apenas uma via onde seus clientes estão falando sobre você online. Seus clientes não estão apenas tweetando ou postando no Instagram sobre você, mas também ganhando apoio, elogiando ou reclamando de sua marca nos fóruns da comunidade ou na seção de comentários de sites de avaliação.

A verdade é que, na maioria desses fóruns, as dúvidas, preocupações ou reclamações dos clientes passam despercebidas e sem resposta por um representante da empresa. Em vez disso, os fóruns tornam-se grupos de suporte não supervisionados para clientes, à medida que outros usuários compartilham perguntas semelhantes ou experiências ruins que encontraram em sua marca.

Na maioria dos casos, fóruns online, comunidades ou sites de avaliação permitem que as empresas respondam aos comentários. Quando o feedback é negativo, o ideal é que a empresa responda como uma afirmação. Este não é o momento de ficar na defensiva ou minimizar a experiência do cliente. Certamente não é hora de atacar, pois essa não será uma batalha que sua marca vencerá. O primeiro passo é pedir desculpas pela experiência e colocar a conversa off-line.

Muitos sites de avaliação e comunidades de serviço têm uma classificação elevada em otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Se uma empresa for mencionada negativamente nesses sites, o melhor plano de ação é dar uma resposta curta reconhecendo o problema, pedindo desculpas e, em seguida, pedir para que o cliente entre em contato por e-mail ou número de telefone.

Regra nº 2: Publicação de conteúdo positivo

Nem tudo sobre gerenciamento de reputação online se concentra em reagir a comentários negativos. As empresas ainda têm um grande controle sobre como uma marca é percebida online.

Um aspecto-chave do gerenciamento da reputação online de uma marca é criar conteúdo positivo que terá uma boa classificação nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Distribuir conteúdo confiável, como depoimentos de clientes, liderança inovadora ou investir em banners em páginas relevantes com links para o site da sua empresa, é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento online e construir a reputação da sua marca.

Em redes sociais como o Instagram, você pode postar em seus stories publicações de clientes que adquiriram os produtos ou serviços de sua marca e divulgaram em seu perfil, por exemplo, empresas de maquiagem costumam postar em suas redes sociais as publicações de clientes e marcar o @ do usuário. Isso demonstra confiança para clientes em potencial, além de passar uma imagem positiva de sua empresa.

Regra nº 3: Contrate Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é essencial na era digital, principalmente, quando se trata de interação da marca com o cliente, pois a equipe ou profissional contratado irá monitorar, avaliar e elaborar respostas adequadas para os comentários e queixas dos clientes em relação aos seus serviços e produtos. Além de elaborar estratégias para melhorar a reputação da sua marca.

Caso você queira saber como deixar o Instagram aberto ou fechado entre em contato através do site: www.revendaseguidores.com.br