O que Deus espera de nós, quando enfrentamos confrontos e situações hostis
Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus – 2 Crônicas 20:15
O que Deus espera de nós quando enfrentamos lutas, confrontos e situações hostis? Josafá era um homem que amava a Deus, mas estava enfrentando uma das maiores batalhas da sua vida. Em II Crônicas 20:15 a 17 – veja o que Deus fala para ele:
“Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus. Amanhã, desçam contra eles. Eles virão pela subida de Ziz, e vocês os encontrarão no fim do vale, em frente ao deserto de Jeruel. Vocês não precisarão lutar nessa batalha. Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrenta-los amanhã, e o Senhor estará com vocês”.
Quem não gostaria de ouvir de Deus “Essa batalha não é sua, é minha”? Vejamos o que Josafá fez antes de ouvir esse grande consolo e promessa do Senhor.
Em II Crônicas 20.1-3, diz: “Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá. Então, informaram a Josafá: Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, Em-Gedi. Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá”.
Josafá teve medo. Sim, ele teve medo. Se não tomarmos cuidado, podemos responder de várias formas às situações difíceis na vida: com confronto, raiva, stress, mágoas, entre outras reações. Mas Josafá decidiu enfrentar o seu medo, suas angustias e preocupações de outra forma. Ele foi buscar ao Senhor, àquele que pode todas as coisas.
Pastores. Edvaldo e Weider