Cinema Notícias

Polícia apresenta terroristas responsáveis por atentados no centro de Londres

Khuram Butt e Rachid Redouane foram identificados, esta segunda-feira, como dois dos autores do atentados de sábado à noite, no centro de Londres. Khuram Butt, um cidadão britânico nascido no Paquistão, com 27 anos, era casado, tinha dois filhos e vivia no leste de Londres. Khuram era “conhecido do MI5” (serviço de informações britânico), mas nada apontava “que este ataque estivesse a ser planeado e, assim, a investigação foi priorizada de acordo com isso”, revela a Polícia Metropolitana de Londres.

Rachid Redouane não estava no radar das autoridades. Tinha 30 anos e apresentava-se, segundo a polícia, como marroquino ou líbio. A Polícia Metropolitana de Londres revela que estes dois suspeitos foram mortos a tiro pelas autoridades, tal como o terceiro suspeito que ainda não foi identificado. Redouane utilizava outra identidade: Rachid Elkhdar, 25 anos.

Em comunicado, as autoridades pedem auxílio do público para reconstituir os passos dos dois suspeitos nos dias e horas anteriores ao ataque. Os detetives estão “particularmente interessados em saber sobre os lugares e que eles possam ter frequentado e os seus movimentos nos dias e horas antes do ataque”, escrevem as autoridades no seu site oficial.

No total, já 12 pessoas pessoas (sete mulheres e cinco homens) foram detidas na região de Barking por alegado envolvimentos nos acontecimentos de sábado à noite. Duas foram entretanto libertadas. “Seis propriedades” foram investigadas, diz ainda o mesmo comunicado. A comissária Cressida Dick indicou à BBC, esta segunda-feira de manhã, que a polícia acredita já ter a identidade dos atacantes e que a prioridade da investigação agora é perceber se eles tiveram cúmplices no ataque de sábado à noite. Sabe-se, no entanto, que a polícia investiga uma possível conexão dos atacantes com a Irlanda, tese que ganhou mais força após um cartão de identificação irlandês ter sido encontrado num dos terroristas. Há um terceiro suspeito que ainda não foi identificado, depois do ataque que provocou a morte a sete pessoas e ferimentos em 48.

Facebook: Globo Expresso.Com
Twitter: Globo Expresso.Com