7 Dicas para divulgar seu Instagram com campanhas pagas
As redes sociais, principalmente o Instagram, são fundamentais para a divulgação de qualquer negócio, independentemente do tipo de produto ou serviço que ele vende.
Essas plataformas são muito populares no Brasil, tanto é que existem cerca de 140 milhões de brasileiros que utilizam, pelo menos, uma rede social. Portanto, elas representam uma excelente oportunidade para as empresas.
Podem ser trabalhadas de várias maneiras, como no caso dos anúncios, que fazem a divulgação direta dos produtos e serviços e despertam a curiosidade e o desejo de compra.
Elas também podem aumentar o alcance dos conteúdos publicados no blog corporativo, por meio dos compartilhamentos. Mas uma das principais vantagens das redes sociais é que elas são capazes de melhorar o atendimento ao cliente.
O Instagram possui uma ferramenta conhecida como direct, e por meio dele, sua empresa pode conversar com os consumidores, oferecendo a eles mais uma opção para esclarecer dúvidas e até para fazer uma reclamação.
Mas para aproveitar essa ferramenta, é necessário divulgar o perfil. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de divulgar o negócio nas redes sociais e como fazer isso pelo Instagram.
Importância de divulgar o negócio nas redes sociais
Investir em marketing digital é fundamental para qualquer empresa que queira crescer, e a base de suas estratégias é o site institucional. Ele funciona como o endereço oficial do negócio na web e tem como objetivo apresentar a companhia.
Além disso, é possível vender os produtos e serviços diretamente pelo site, mas esta não é a única plataforma que precisa fazer parte do planejamento de marketing da organização.
As redes sociais também são imprescindíveis, tanto é que se você procurar por alguma lavanderia para edredom nessas plataformas, vai encontrar uma grande variedade de estabelecimentos desse tipo.
São canais importantes para familiarizar o público com o seu negócio, aumentar o número de acessos ao site e ajudar a melhorar a imagem da marca. Entretanto, as redes sociais precisam ser vistas como um meio de fazer marketing.
Isso significa que elas não devem ser o principal meio de comunicação, ou o principal canal de vendas, na verdade, elas devem ser uma plataforma que intermedia essas práticas, tendo em vista que esses sites não pertencem aos usuários.
Por exemplo, se o Instagram ou o Facebook saírem do ar, sua empresa também sai. É justamente por isso que as redes sociais precisam compor o planejamento junto com outras plataformas.
Mesmo assim, elas são imprescindíveis para divulgar a marca e o site e melhorar a comunicação com o público. Dentre as plataformas mais importantes estão:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- LinkedIn;
- YouTube.
Cada um desses canais possui suas próprias características e reúnem públicos diferentes. Para escolher qual utilizar, uma empresa de lavagem de sofá a seco em domicílio precisa conhecer as preferências da sua audiência.
Entretanto, a plataforma que mais cresce é o Instagram, uma rede social totalmente voltada para o compartilhamento de conteúdos visuais, como fotos e vídeos.
Levando em consideração que o consumidor é extremamente visual, nada melhor do que compartilhar as imagens daquilo que o seu negócio vende.
Imagens otimizadas e bem planejadas são capazes de vender qualquer tipo de solução, por isso, é fundamental criar um perfil no Instagram para divulgar o negócio, independentemente de seu tamanho ou segmento.
Só que não basta apenas criar um perfil e esperar que tudo aconteça, também é crucial saber trabalhar as estratégias certas para fazer a divulgação por meio do Instagram.
Dicas para divulgar o negócio no Instagram
Saber divulgar nesse canal é imprescindível para qualquer organização que queira fazer sucesso na internet atualmente.
Não importa o tipo de solução que a sua empresa vende, pois essa plataforma oferece uma enorme gama de possibilidades para uma especializada em plano de manutenção de ar condicionado e muitos outros estabelecimentos.
De acordo com os dados oferecidos pela própria rede social, atualmente existem cerca de 1,4 bilhão de usuários ativos no Instagram, e cerca de 99 milhões são brasileiros. O único país que tem mais usuários são os Estados Unidos.
Além disso, as publicações divulgadas nesta plataforma possuem 58% mais engajamento do que as publicações no Facebook.
Com base nesses números, fica claro que divulgar o seu negócio nessa plataforma é como investir em uma vitrine, e por meio dela é possível despertar o desejo de compra nos consumidores.
É um canal que aumenta a visibilidade da marca, aproxima a empresa do público e ajuda a construir autoridade. Entretanto, para aproveitar ainda mais seu potencial, é fundamental investir em algumas práticas. São elas:
1. Criar um perfil profissional
A primeira coisa a ser feita é criar um perfil profissional, utilizando a versão Business do aplicativo. Com isso, é mais garantido expor os canais de contato da empresa.
Os próprios seguidores de um fabricante de desengraxante para aluminio vão se sentir muito mais seguros, sabendo que o perfil é profissional.
2. Publicar imagens de qualidade
Veja bem, o Instagram é uma rede social voltada para o compartilhamento de conteúdos visuais, como fotos e vídeos, por esse motivo, é crucial que suas postagens sejam de qualidade.
A fotografia precisa ressaltar todas as características do produto, pois só assim será capaz de atrair a atenção dos usuários que estão vendo fotos o tempo inteiro.
Os concorrentes capricham na imagem daquilo que eles vendem e se o seu negócio não fizer a mesma coisa, dificilmente vai atrair a atenção dos compradores.
Como falamos anteriormente, o consumidor é muito visual, ou seja, ele precisa de uma imagem de qualidade para sentir vontade de fazer a compra.
Por exemplo, uma empresa que vende saco de tecido personalizado precisa de imagens que mostram o tipo de tecido, a tonalidade disponível, o acabamento, e assim por diante.
3. Despertar a curiosidade do usuário
O Instagram é uma excelente ferramenta para instigar a curiosidade dos seus seguidores. Muitas marcas fazem closes dos produtos que vão lançar ou vão montando um mosaico com uma foto recortada.
Assim, ela será publicada aos poucos e vai chamar muito a atenção de quem segue a sua empresa. Também é possível explorar a curiosidade das pessoas por meio dos vídeos, que podem ser feitos em formato de teaser.
4. Usar as hashtags
As empresas devem utilizar as hashtags para que seus conteúdos sejam encontrados pelos usuários com mais facilidade.
Para destacar ainda mais a marca, uma dica é criar uma hashtag para ela e utilizá-la em todas as publicações com imagens dos produtos e serviços.
5. Anunciar
Uma empresa de impermeabilização de telhado de amianto deve utilizar o perfil Business do Instagram para conseguir fazer os anúncios.
Investir em mídia paga nesta plataforma é fundamental para expandir o alcance de suas publicações e levar o seu negócio ao conhecimento de mais pessoas.
6. Usar os stories
Os stories são um recurso que faz muito sucesso entre os usuários dessa rede social, e permite a publicação de fotos e vídeos por um período de 24 horas.
Você pode aproveitar esse recurso para divulgar um pouco mais sobre os bastidores da empresa e até para fazer promoções relâmpago. Trata-se de um tipo de publicação capaz de gerar sensação de proximidade com os seguidores.
Outro recurso é o IGTV, que serve para publicar vídeos mais longos, dentro de um feed separado e que também traz muitas possibilidades de negócios.
Se uma empresa de pintura de fachada residencial preferir, pode utilizar o reels. Essa funcionalidade permite a divulgação de vídeos menores e que são disponibilizados em um feed separado.
7. Facilitar as conversões
Embora o Instagram seja um aplicativo, também pode ser acessado pelo desktop, daí a importância de ter um site responsivo para uni-lo à essa plataforma.
Se este não for o caso do seu negócio, existem ferramentas que servem para ligar as fotos publicadas no Instagram aos produtos disponibilizados para vendas no site.
Quando o cliente clicar em alguma imagem, será direcionado para o portal e ali poderá comprar o que deseja.
Aliás, essa rede social também conta com o Instagram Shopping, onde os usuários podem comprar churrasqueira gourmet de parede e muitos outros produtos e serviços diretamente por meio de uma imagem publicada no feed.
Considerações finais
Qualquer negócio que queira ter acesso a oportunidades de vendas e conquistar consumidores precisa estar no Instagram
Essa rede social totalmente voltada para o compartilhamento de conteúdos visuais ajuda a despertar o interesse dos consumidores.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ele e quais são as melhores estratégias para aproveitar seu potencial e fazer sua empresa crescer na web.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.