produtividade
Marketing e Negócios

5 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas

A produtividade da equipe de vendas de uma empresa está diretamente relacionada aos resultados alcançados. É por isso que focar em aumentá-la é um ponto de grande importância para as empresas que precisam vender e bater metas. 

Pensando em ajudar você, diretor, gerente, ou mesmo vendedor que quer aumentar a produtividade da equipe de vendas, bem como a própria produtividade, preparamos essas dicas práticas para impulsionar a performance. Confira!

O que é produtividade?

A produtividade nada mais é do que a quantidade e a qualidade das tarefas executadas em um determinado período de tempo. 

Porém, é importante não confundir produção (o simples ato de produzir algo) com produtividade (que tem a ver com o aumento e qualidade da produção). 

Ou seja, a produtividade tem a ver com o controle do gerenciamento de tempo para otimizar o desempenho das tarefas de trabalho diárias e entregar mais com menos esforço. Seja ao coletar metais não ferrosos ou embalar presentes personalizados. 

O fato é que, como já mencionamos, a produtividade está diretamente ligada à qualidade da entrega e a rapidez em que as tarefas são desenvolvidas.

5 dicas para aumentar a produtividade nas vendas

Vamos agora ver as 5 principais dicas para aumentar a produtividade da equipe de vendas da sua empresa, independentemente se for uma loja de roupas ou uma distribuidora que vende conectores harting, bem como qualquer outro tipo de produto ou serviço. Confira:

1 – Recompensas baseadas em conquistas

Uma medida que deveria ser mais praticada é compensar aqueles que possuem melhor desempenho e dão o melhor de si.

Afinal, a meritocracia é uma estratégia de remuneração variável para vendedores que vai além das tradicionais comissões ou bônus, e isso é algo que impulsiona a produtividade. Não tenha dúvidas. 

Você pode escolher os elementos mais interessantes para os objetivos estratégicos do seu negócio para conceder as recompensas para a equipe, como:

  • Melhor atendimento, 
  • Novos clientes conquistados; 
  • Propostas de negociações efetivadas;
  • Demandas cumpridas com qualidade em um período determinado.

Como resultado, a produtividade de vendas aumenta à medida que os vendedores se concentram nessas ações específicas que podem ser recompensadas.

2 – Invista em treinamento

Equipes bem treinadas são mais propensas a serem produtivas. Portanto, investir no treinamento da equipe de vendas é uma das formas mais eficazes de aumentar a produtividade dos colaboradores responsáveis por gerar resultados de vendas.

Para conseguir isso, você precisa saber como escolher o treinamento de vendas certo para seu nicho de mercado. Afinal, vender sulfato de zinco agrícola de uma empresa de agropecuária é totalmente diferente de vender consultoria para empresários. 

Analise as habilidades que seus vendedores mais precisam para que sua empresa venda cada vez mais. Compare os resultados e escolha o treinamento que desenvolve habilidades inexploradas necessárias entre a equipe de vendas.

3 – Use a tecnologia

A tecnologia é uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade entre as equipes de vendas. Principalmente hoje em dia, com a transformação digital e oportunidades como inteligência artificial e assistentes virtuais, as ferramentas de vendas estão cada vez mais sofisticadas.

Assim, por exemplo, fornecer aos vendedores um software de CRM online ou um software para monitorar um inversor de frequência 3cv com um aplicativo em seus celulares é uma forma de aumentar a produtividade da equipe de vendas. 

4 – Monitore as vendas para ajustes necessários

Para aumentar a produtividade da equipe de vendas da sua empresa, nada melhor do que analisar e monitorar cada negociação feita pela equipe, cada venda e cada feedback de clientes. 

Afinal, toda e qualquer venda e negociação realizada é diferente e possui resultados diferentes. É por isso que a equipe de vendas deve estar atenta a cada processo para que aprenda a lidar com diversos tipos de situações. 

E para isso, é necessário de fato monitorar constantemente cada processo para determinar quais são os fatores de sucesso e quais precisam ser alterados.

Portanto, monitore suas negociações e vendas com um placar de vendas em tempo real para que você possa determinar quais processos levam aos melhores resultados.

5 – Motive sempre a sua equipe

A quinta e última dica, mas não menos importante para melhorar e aumentar a produtividade da equipe de vendas envolve a motivação. Sem ela, todos os outros processos citados podem ir por água abaixo.

Independentemente se você tem uma empresa que vende serviços de conserto e troca de peças de servo motor industrial, ou tem uma concessionária que precisa atingir a meta de vendas de carros mensais, é preciso pensar na motivação da equipe de frente. 

Você pode motivar sua equipe com brindes a cada meta batida, com dias de folga, ou mesmo com reuniões divertidas com lanches especiais e mensagens motivadoras em alguns dias da semana na empresa. Tudo isso é um grande diferencial. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.