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4 estratégias Marketing para você aplicar hoje 

As estratégias de marketing são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa, principalmente em um ambiente tão competitivo quanto é o mercado atual.

Neste meio, utilizar de ferramentas e plataformas que o conecte ao consumidor é essencial para a consolidação do negócio, para criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência e para aumentar as vendas e o lucro.

Ao mesmo tempo, devido ao acesso a tantas informações, decidir qual estratégia melhor se encaixa às necessidades da sua empresa pode ser um desafio à parte. 

Por isso, antes de iniciar os planejamentos de comunicação, é preciso compreender os seus impactos e a sua aplicação.

Como as estratégias de marketing podem ajudar o seu negócio

A importância do uso de estratégias de marketing, para uma empresa, transcende a propaganda em massa para a venda de um produto ou de um serviço específico.

Esse investimento é responsável por desenvolver a imagem da sua empresa, criar um laço com o cliente e melhorar o produto. Ele ajuda a acompanhar os passos do seu consumidor identificando as suas preferências e exigências.

Assim, a aplicação desses conhecimentos no seu processo e nas mercadorias oferecidas resulta diretamente no crescimento do lucro e no aumento das vendas.

Por isso, ele é necessário para os processos administrativos, para o alcance de metas e para a contribuição com uma melhora regular do fluxo de caixa. 

 

Além disso, o marketing proporciona ainda:

  • Conhecimento sobre a concorrência;
  • Otimização na conversão de leads;
  • Planejamentos mais efetivos de ações;
  • Aumento de resultados com menor investimento;
  • Oportunidades de crescimento para o negócio.

Deste modo, é possível compreender a relevância que a criação de uma equipe de marketing qualificada tem nos processos e no sucesso das corporações. Mas, quais são as melhores estratégias para o seu negócio?

As 4 melhores estratégias de marketing

A principal dúvida que surge quando se iniciam as pesquisas sobre metodologias de propaganda, gira em torno de qual a melhor forma de vender a sua marca: pelos meios tradicionais ou as técnicas mais modernas?

A boa notícia é que todas as empresas, independentemente do tamanho, podem misturar as duas estratégias e desenvolver a receita que melhor acrescente ao seu negócio. Para isso, é preciso atentar-se ao orçamento disponível e ao nível de treinamento da equipe.

  • Marketing digital

Com um número de usuários cada vez maior nas redes sociais, o marketing digital tem sido o meio favorito de alcançar o público, divulgar produtos e promover as empresas.

Isso não é pra menos, dados indicam que 43% das pessoas se sentem mais inclinadas a consumir um produto após o descobrirem por meio das plataformas sociais, principalmente pela interação proporcionada.

Inclusive, se o serviço disponibilizado tiver boas avaliações, as chances de compras aumentam para 68%.

Por isso, o planejamento pode envolver o marketing de mídias sociais; os links patrocinados; o marketing por e-mail e o uso do SEO.

Essas estratégias podem ser utilizadas simultaneamente ou separadamente, de acordo com cada plano estratégico e objetivos do empreendimento.

  • Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo está relacionado com a produção e distribuição de materiais autorais informativos, que podem ser feitos por meio de textos, vídeos ou posts nas redes sociais.

Basicamente, essas estratégias visam atrair o público para a solução de um problema, sem fazer uma propaganda direta da marca, evidenciando possíveis dores e formas de solucioná-la.

Contudo, é necessário fazer um planejamento de postagem e divulgação para não sobrecarregar o feed dos seus consumidores, tornando-se chato, nem para que as publicações fiquem tão espaçadas que a relevância do conteúdo seja esquecida.

  • Gestão de relacionamento com o cliente

O uso de plataformas de gestão de relacionamento com o cliente, como o CRM, é crucial para a criação de um relacionamento com o consumidor, o aumento da captação de leads e o aumento no número de vendas.

Esses softwares são responsáveis por disponibilizar graficamente cada etapa do processo de venda, desde o cliente como prospect até a viabilização da criação de um relacionamento pós-venda.

A adoção de um CRM SaaS (Software como serviço) ajuda a centralizar as informações de todos esses estágios, sem a necessidade da instalação de programas ou a manutenção de equipamentos. 

Todo o trabalho é feito de forma online e os dados ficam salvos na nuvem, além de poder automatizar algumas etapas e identificar processos que precisem ser otimizados.  

  • Fidelização de clientes

O uso das ferramentas descritas anteriormente pode até ajudar no processo de fidelização dos clientes, etapa fundamental para qualquer negócio. 

Isso porque, além de exigir um investimento 7 vezes menor do que a conquista de novos clientes, pode ajudar no encantamento daquela pessoa.

Contudo, existem estratégias específicas para essa fidelização que podem ser entendidas com o estudo aprofundado da persona e do público.

A importância disso é evidente e, para se ter uma ideia, estatísticas indicam que um cliente que possui uma experiência positiva com a sua empresa tende a voltar a comprar e gastam até 10 vezes mais em cada nova interação, em comparação com os novos consumidores.

Esses clientes também tendem a dar feedbacks mais valiosos para a melhora do processo de atendimento e do produto, sem contar nas recomendações que fazem para amigos e parentes, agindo como embaixadores da marca.

Assim, esse tipo de investimento pode atuar como propaganda gratuita para o seu negócio, além de ter um valor agregado maior, visto que os clientes têm maior confiança em produtos/empresas recomendadas.

Deste modo, além de propiciar um melhor crescimento para o negócio, é possível gerir melhor o fluxo de clientes e suas demandas, retendo com mais eficácia e obtendo melhores resultados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.