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13 super dicas para vender nas redes sociais

Ter uma presença comercial nas mídias sociais significa expandir seu alcance como marca e melhorar seus resultados – e isso significa aumentar as vendas. Vender nas mídias sociais requer uma abordagem específica que capte o interesse dos consumidores de tal forma que eles desejem clicar no seu site e explorar o que você oferece. O ideal é que eles concluam uma compra, postem positivamente sobre isso nas mídias sociais, voltem a comprar com você novamente e gerem novos leads para o seu negócio.

Como tal, é vital para o sucesso ideal do seu negócio ter uma presença nas mídias sociais em pelo menos uma plataforma apropriada. Essas plataformas sociais geralmente mais adequadas para negócios de comércio eletrônico e vendas são Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

A venda de mídia social é um processo de várias etapas. Envolve:

  • Capturar a atenção dos consumidores
  • Identificar a necessidade do consumidor
  • Mostrar como você pode preencher essa necessidade
  • Construir relacionamentos positivos contínuos
  • Provocar uma resposta positiva (ou seja, vendas)
  • Gerar novos leads
  • Recompensar lealdade
  • Com a abordagem certa, as mídias sociais podem ser usadas não apenas para marketing digital estratégico, mas também para vendas.

Marketing versus vendas

A mídia social é conhecida como uma ferramenta de marketing inteligente e eficaz com alcance global. Mas também pode ser uma ferramenta de venda eficaz, quando usada corretamente.

“Marketing” e “venda” são termos frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas não são a mesma coisa.

Marketing

  • Enfatiza o consumidor
  • Identifica prospects alvo
  • Comunica a imagem da marca
  • Cria reconhecimento de marca
  • Oferece atendimento premium ao cliente
  • Solicita feedback do consumidor
  • Antecipa e atende às necessidades do consumidor
  • Esforça-se para provocar interações positivas entre marca e consumidor
  • O marketing é dinâmico; seu foco está no consumidor e não no produto. Ele gira em torno de satisfazer as necessidades e interesses do consumidor.

Vendas

  • Enfatizar o produto
  • Busca proativamente prospects
  • Qualifica prospects por meio de interação
  • Reconhece as preocupações do cliente em potencial
  • Induz a compra
  • Acompanha se a compra não for concluída
  • Vender gira em torno dos interesses do vendedor. É focado no produto ou serviço. Trata-se de converter um produto ou serviço em dinheiro.

A venda de mídia social depende de os consumidores terem uma percepção positiva da competência, experiência e excelência da marca ou da empresa, usamos como exemplo o site da Bet22 que é conhecido mundialmente por ser um site confiável de apostas esportivas. Isso é alcançado por meio de marketing inteligente, mas o marketing não é suficiente por si só para necessariamente alcançar vendas.

Abaixo estão algumas dicas eficazes para vender nas mídias sociais. Você não pode ignorar tudo o que aprendeu sobre marketing digital; essas táticas devem ser usadas juntamente com estratégias comprovadas de marketing de mídia social.

Você precisa se apresentar como genuíno e envolvente e converter consumidores interessados ​​em compradores. Você precisa fazer isso sem ser agressivo ou insistente. Você precisa entregar uma mensagem de que é tudo sobre o consumidor – não você.

Dicas para vender nas redes sociais

1. Planeje com antecedência. Desenvolva uma campanha de mídia social que incorpore marketing e vendas. Qual é a identidade da sua marca? Como você vai comunicar isso através das mídias sociais? Que história você deseja contar? Você precisa decidir se deve enfatizar um produto, serviço, tema ou promoção e descobrir como incentivar os consumidores a participar ativamente com você nisso.

2. Não faça suposições sobre o que os clientes desejam. O que você considera valioso em seu produto ou serviço pode não ser o que os consumidores mais valorizam. Coloque-se no lugar de um cliente em potencial – o que seria necessário para você clicar no seu site e concluir uma compra?

3. Conheça seu cliente-alvo. Veja o que é tendência nas mídias sociais para pessoas que provavelmente patrocinam sua empresa. Você precisa ter tempo para fazer alguma pesquisa.

4. Crie um ótimo conteúdo. Você deseja se posicionar como um especialista em seu nicho – mas lembre-se de que, a menos que você esteja focado na venda business-to-business, seu público não será capturado por linguagem ou conteúdo técnico ou complexo. Crie postagens e links para blogs e outros artigos escritos para um público geral de pessoas normais. Lembre-se também de criar conteúdo com tom e material adequado ao seu consumidor-alvo. Por exemplo, o conteúdo direcionado a alguém na faixa dos vinte anos que deseja participar de festivais será muito diferente do conteúdo direcionado a aposentados que procuram passeios em vinícolas.

5. Não se iluda pensando que você precisa manipular as pessoas ou submetê-las ao “hard sell”. Na verdade, é mais provável que isso afaste os clientes do que os atraia e retenha.

6. Certifique-se de que seu conteúdo atenda a uma necessidade do consumidor e que você possa atender ou fornecer uma solução. Ao demonstrar mais de uma maneira de ajudar a preencher a lacuna entre onde eles estão e onde eles querem estar, você mostra a eles por que eles devem confiar e comprar de sua empresa.

7. Poste regularmente. Certifique-se de também responder aos comentários em suas postagens – a mídia social é uma ferramenta para se comunicar com os consumidores, não para falar com eles. Você deve postar pelo menos uma vez por dia no Facebook e duas vezes por dia no Twitter ou Instagram. É por meio de postagens consistentes que você chama a atenção.

8. Peça feedback! Faça perguntas aos seus seguidores, faça enquetes, mencione ou retuíte comentários e apresente feedback em sua página. As pessoas gostam de sentir que sua opinião é importante.

9. Não presuma que a conversão do consumidor ocorrerá nas mídias sociais. As plataformas de mídia social são um lugar para criar conexões, construir um relacionamento e confiança e incentivar os consumidores a visitar e explorar o site da sua empresa. Ofereça postagens de degustação do que você oferece on-line para fisgar o cliente em potencial e fazer com que ele clique para explorar mais e fazer uma compra.

10. Incentive seus seguidores a optar por receber boletins informativos por e-mail, notificações por SMS e outras formas de marketing digital.

11. Crie promoções urgentes que diferem a cada vez. Analise o que funciona melhor e ajuste quando necessário.

12. Quando os consumidores se tornarem clientes e concluírem uma compra, acompanhe-os! Você poderia:

  • Envie uma mensagem eletrônica de agradecimento
  • Envie um tweet para mostrar apreço
  • Mencione-os em um post
  • Compartilhe um voucher ou código de desconto
  • Recompense-os por sua lealdade

13. Incentive seus seguidores a compartilhar seu conteúdo – ofereça incentivos para quando um cliente existente atrair um novo cliente.